quarta-feira, 4 de setembro de 2013

IGREJA NOS LARES


                                                             

   Igreja nos Lares

                                          (não como método, mas como novo estilo de vida)

RESUMO da  Igreja no Antigo Testamento:

A Igreja no antigo testamento era a nação de Israel. Naquele tempo havia um Tabernáculo.
Êxodo 25:8-9
"E farão um santuário para mim, e eu habitarei no meio deles.
Façam tudo como eu lhe mostrar, conforme o modelo do tabernáculo e de cada utensílio”.

 Para acompanhar o povo no deserto rumo a Terra Prometida, o tabernáculo esteve em Betel , Gilgal , Silo e Gibeom.

Posteriormente foi substituído pelo Templo de Salomão em Jerusalém, no Monte Moriá. E a partir daí que  os judeus se reuniam neste local para prestar culto a Deus, ler a Torá e fazer sacrifícios pelos pecados.

Deus  instruiu a Moisés que todo o povo deveria ir a Jerusalém adorar ao Senhor 3 vezes ao ano. Os encontros no templo nas festas Religiosas (Páscoa, Colheitas e Expiação), destinava-se para manter mais a unidade religiosa da nação do que como culto a Deus, porque a vida religiosa de Israel acontecia diária, semanal e mensalmente nas casas das famílias. Jerusalém era apenas um centro de referencia religiosa e governamental.

Portanto mesmo na Velha Aliança não se restringia a um local, mas se fundamentava nos lares de cada Israelita. O Templo de Salomão foi destruído pelos babilônicos em 586 a.c .
2 Reis 25:8-10 No sétimo dia do quinto mês do décimo nono ano do reinado de Nabucodonosor, rei da Babilônia, Nebuzaradã, comandante da guarda imperial, conselheiro do rei da Babilônia, foi a Jerusalém.
Incendiou o templo do Senhor, o palácio real, todas as casas de Jerusalém e todos os edifícios importantes.
Todo o exército babilônio, que acompanhava Nebuzaradã derrubou os muros de Jerusalém.

O segundo Templo foi construido por Zorobabel  .Esdras 6:3-5 "No primeiro ano do seu reinado o rei Ciro promulgou um decreto acerca do templo de Deus em Jerusalém, nestes termos: " ‘Que o templo seja reconstruído como local para apresentar sacrifícios, e que se lancem os seus alicerces. Ele terá vinte e sete metros de altura e vinte e sete metros de largura,
com três carreiras de pedras grandes e uma carreira de madeira. O custo será pago pela tesouraria do rei.
E os utensílios de ouro e de prata da casa de Deus que Nabucodonosor tirou do templo de Jerusalém e trouxe para a Babilônia serão devolvidos aos seus lugares no templo de Jerusalém; devem ser colocados na casa de Deus.
 O terceiro templo foi ampliado e embelezado por Herodes a partir de 20 a.c . Jesus andou pelos pátios desse templo (Jo 2:20)

No ano 70, contrariando o rei Tito um soldado romano, incendiou o Templo, que nunca mais foi reconstruído. No seu lugar está a Mesquita de Al Acsa.

TEMPLO: é um nome dado a edifícios destinados a práticas sagradas.

Mais tarde as SINAGOGAS- que surgiram na época do cativeiro babilônico, faziam seus encontros de reuniões para a leitura da LEI e orações aos sábados no dia de descanso. Haviam várias SINAGOGAS numa mesma cidade, graças a alguém de posses que construía ou separava um lugar para esse fim . Pois já não havia mais TEMPLO em Jerusalém e não era mais permitido construir outro em lugar nenhum.

As SINAGOGAS surgiram para dar continuidade a vida religiosa dos judeus, o lugar as vezes era até adaptado para esse fim. O rolo da Torá bastava para santificar o local e torna-lo uma casa de oração.

E a partir daí os primeiros cristãos convertidos começaram a enxergar os templos e sinagogas como local de adoração, o qual o povo começou na adorar o Templo e não a Deus. Este mal nós cometemos até hoje. E também passaram a chamar esses templos de  IGREJA.

Definição : IGREJA : do grego ekklesia---reunião e assembleia.

RESUMO de Igreja no Novo Testamento.

A  primeira vez que a Palavra IGREJA foi pronunciada no Novo Testamento.


Mateus 16:14-18 Eles responderam: "Alguns dizem que é João Batista; outros, Elias; e, ainda outros, Jeremias ou um dos profetas".
"E vocês? ", perguntou ele. "Quem vocês dizem que eu sou? "
Simão Pedro respondeu: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo".
Respondeu Jesus: "Feliz é você, Simão, filho de Jonas ! Porque isto não lhe foi revelado por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus.
E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la.

Mais tarde em ,Jo.1:42, Jesus chamou Simão de Cefas ( que quer dizer Pedro).Cefas em aramaico significa (pedra,rocha). Pedro recebeu um nome novo para acompanhar o caráter novo que Criso lhe deu. Jesus lhe deu esse nome pelo que ele viria a ser, pedra separada. Nesse texto vemos que Pedro confessou sua fé em Jesus, reconhecendo-o como Cristo (a verdadeira pedra viva) Ef.2:20.Então Jesus se referiu a confissão de fé de Pedro, e não ao prórpio Pedro para edificar a sua igreja. Pois Jesus é a rocha.

Portanto a igreja está edificada em cada um que confessa sua fé em Jesus como Salvador e Senhor de suas vidas.

 1 Pedro 2:4-8
À medida que se aproximam dele, a pedra viva — rejeitada pelos homens, mas escolhida por Deus e preciosa para ele —
vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo.
Pois assim é dito na Escritura: "Eis que ponho em Sião uma pedra angular, escolhida e preciosa, e aquele que nela confia jamais será envergonhado".
Portanto, para vocês, os que crêem, esta pedra é preciosa; mas para os que não crêem, "a pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular",
e, "pedra de tropeço e rocha que faz cair". Os que não crêem tropeçam, porque desobedecem à mensagem; para o que também foram destinados.
 

A Igreja de Cristo foi primeiramente edificada e fundamentada na doutrina dos apóstolos.

ATOS 2:42-47. Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações.

Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos.Todos os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum.45Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade.46Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração,4louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos.


Todos os dias, no templo e de casa em casa, não deixavam de ensinar e proclamar que Jesus é o Cristo”. -Os apóstolos pregavam o Evangelho no Templo dos judeus, com objetivo de divulgar a palavra do Senhor, e as casas eram o território para anunciar a graça de Senhor.
ATOS 7:48,49

"Todavia , o Altíssimo não habita em casas feitas por homens. Como diz o profeta:
‘O céu é o meu trono, e a terra, o estrado dos meus pés. Que espécie de casa vocês me edificarão? diz o Senhor, ou onde seria meu lugar de descanso?
Esse texto nos Afirma que Deus não Habita em templos feitos por mãos de homens.



"O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há é o Senhor do céu e da terra , e não habita em santuários feitos por mãos humanas.
Ele não é servido por mãos de homens, como se necessitasse de algo, porque ele mesmo dá a todos a vida, o fôlego e as demais coisas.
Se torna desnecessário acrescentar doutrinas e denominações se observarmos as Escrituras.


O Senhor Jesus declarou no Evangelho de Mt 18:20 Onde estiverem 2 ou 3 reunidos em meu nome, aí estou no meio deles.

IGREJA NÃO É PREDIO OU DENOMINAÇÃO.

Sempre que conhecemos alguém  ou um irmão perguntamos:

Qual é sua Igreja?

E se alguém perguntasse aos apóstolos:

Qual é sua Igreja?

O que eles responderiam?

A mídia da  religiosidade  criou um mito que para servir a Deus e ser abençoado se faz necessário ser membro e dar dinheiro na instituição religiosa. Sem um prédio e sem um líder eclesiástico as ovelhas sentem-se perdidas.

Muito se discute hoje se denominações são sinônimos de Igreja, ou se são coisas diferentes?

Se elas são responsáveis pela salvação individual ou não?

Se elas são tóxicas ou uma benção?

Se a Igreja são pessoas que nasceram de novo e não organizações, então a Igreja pode viver dentro ou fora de uma denominação., bastando que a Igreja continue a ser um organismo vivo de pessoas capturadas pelo Espirito Santo. Portanto onde estamos fisicamente não importa , o importante é com quem você está? Você está em Cristo? Se assim for podemos estar onde estivermos.

 Lemos , João 4:19-26  Disse a mulher: "Senhor, vejo que é profeta.
Nossos antepassados adoraram neste monte, mas vocês, judeus, dizem que Jerusalém é o lugar onde se deve adorar".
Jesus declarou: "Creia em mim, mulher: está próxima a hora em que vocês não adorarão o Pai nem neste monte, nem em Jerusalém.
Vocês, samaritanos, adoram o que não conhecem; nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus.
No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura.
Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade".
Disse a mulher: "Eu sei que o Messias ( chamado Cristo ) está para vir. Quando ele vier, explicará tudo para nós".
Então Jesus declarou: "Eu sou o Messias! Eu, que estou falando com você".

   Jesus foi muito claro com o lugar de adoração,

No Espírito e em verdade (realidade), ou seja em suas ações em seu modo de viver como representente de Cristo, digno de ser chamado de cristão. (Veremos isso em uma próximo estudo a fundo).

O lugar físico parece não importar para o mestre, o lugar espiritual SIM, porque as pessoas que estiverem nesse endereço serão procuradas pelo Pai.

EM Atos 9,  Saulo no caminho de Damasco, uma luz o cercou e caindo em terra a luz ao dizia: Saulo, Saulo  porque me persegues?

Jesus já havia ressuscitado e estava na Glória com o Pai, o que Jesus quis dizer com isto?

Saulo perseguia Igreja de Cristo, seus seguidores Atos 8:1—Saulo perseguia a Igreja, arrancava as pessoas, homens e mulheres de suas casas e jogava para fora. At 9:1,2

Saulo não perseguia  instituição religiosa (pois nesse tempo nem sequer existiam) mais o corpo de Cristo que eram os crentes em Jesus.
Efésios 5:25-27

Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela.
para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra,
e apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável.
Jesus compara o casamento matrimonial com a santidade de sua igreja.

NOSSO CORPO É TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO.

Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?
Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês.

1 Coríntios 3:16-17


Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês?
Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; pois o santuário de Deus, que são vocês, é sagrado.

JESUS RELATA QUE CRISTO É O CABEÇA DA  CORPO.

Colossenses 1:17-24Ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste.
Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a supremacia.
Pois foi do agrado de Deus que nele habitasse toda a plenitude,
e por meio dele reconciliasse consigo todas as coisas, tanto as que estão na terra quanto as que estão no céu, estabelecendo a paz pelo seu sangue derramado na cruz.
Antes vocês estavam separados de Deus e, em suas mentes, eram inimigos por causa do mau procedimento de vocês.
Mas agora ele os reconciliou pelo corpo físico de Cristo, mediante a morte, para apresentá-los diante dele santos, inculpáveis e livres de qualquer acusação,
desde que continuem alicerçados e firmes na fé, sem se afastarem da esperança do evangelho, que vocês ouviram e que tem sido proclamado a todos os que estão debaixo do céu. Esse é o evangelho do qual eu, Paulo, me tornei ministro.
Agora me alegro em meus sofrimentos por vocês, e completo no meu corpo o que resta das aflições de Cristo, em favor do
seu corpo, que é a igreja.”


Deus colocou todas as coisas debaixo de seus pés e o designou como cabeça de todas as coisas para a igreja,
que é o seu corpo
, a plenitude daquele que enche todas as coisas, em toda e qualquer circunstância.”

Efésios 5:23


pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador.

Individualmente nosso corpo é Templo de Espírito Santo, todos os templos formam um corpo de Cristo, e Jesus Cristo é o cabeça desse corpo.

Essa é a Igreja verdadeira do Senhor Jesus até que Ele venha arrebatar a sua Igreja

Está acaso Cristo dividido?

Irmãos , em nome de nosso Senhor Jesus Cristo suplico a todos vocês que concordem uns com os outros no que falam, para que não haja divisões entre vocês, e, sim, que todos estejam unidos num só pensamento e num só parecer.
Meus irmãos, fui informado por alguns da casa de Cloe de que há divisões entre vocês.
Com isso quero dizer que cada um de vocês afirma: "Eu sou de Paulo"; "eu de Apolo"; "eu de Pedro"; e "eu de Cristo".
Acaso Cristo está dividido? Foi Paulo crucificado em favor de vocês? Foram vocês batizados em nome de Paulo?


Amado irmão você pode ter sido batizado na Igreja ,pode ter sido criado na igreja, pode ter servido na igreja, pode ser que tenha se casado na igreja, que tenha morrido na igreja, velado na igreja;e acordar no inferno, caso esteja meramente na igreja e não em Cristo.

A paz de Jesus esteja com vocês!!

                                                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário